Máscaras de Tecido: como fazer em casa

Em meio a pandemia do novo corona vírus, novas orientações da OMS indicam que devemos nos resguardar e ficar em casa, com o máximo de isolamento social possível e que caso seja necessário sair, que se utilize máscaras para diminuir o contágio da covid-19.

As máscaras de tecido são nossas aliadas para evitar que a doença se espalhe ainda mais e protege não só quem as usa, mas todos ao redor. Como a orientação é de que as máscaras cirúrgicas e as de modelo N95 sejam poupadas para uso dos profissionais de saúde a frente do combate a pandemia, fazer a sua, reutilizável, é uma excelente ideia. Você que esta sem renda ou com a renda comprometida por conta da pandemia, também pode se beneficiar e fazer diversos modelos para vender. Nesse post, vou te ensinar a fazer um dos modelos mais comuns.

Lista de Materiais

  • Tecido 100% algodão (tricoline, malha de algodão, etc)
  • Molde da máscara (disponível para download clicando aqui)
  • Linha da cor do tecido
  • Elástico
  • Tesoura
  • Máquina de costura (mas se quiser costurar a mão, também dá)

Vamos lá!

Corte o tecido utilizando o molde disponível para download aqui no blog. Voce vai precisar cortar 4 vezes, ou 2 vezes com o tecido dobrado.

Costure lado direito com direito da parte frontal da máscara. Repita com a parte do forro.

Corte o excesso da margem de costura para obter um acabamento mais limpo.

O seu forro e sua parte externa agora devem estar assim:

Agora vamos unir parte de fora e forro. Junte as duas partes, lado direito com lado direito. Costure a parte de cima e de baixo da máscara, lembrando de virar a pontinha da lateral para fora como mostra a imagem. Isso vai ajudar depois na hora de costurar a passagem dos elásticos.

Após costurar, apare novamente as margens de costura para melhor acabamento na hora de desvirar a máscara. Ela deve estar como na imagem abaixo nesse momento

Desvire a máscara do avesso.

Ajeite as laterais dobrando a parte solta do tecido um pouco para dentro, aquela costura que fizemos anteriormente com a pontinha já dobrada, vai te ajudar bastante nesse passo.

Dobre a lateral para dentro para formar a canaleta onde o elástico vai passar, essa canaleta deve ser ligeiramente maior que espessura do seu elástico. Passe uma costura o mais rente possível da borda.

Repita o mesmo processo do outro lado e passe o elástico pela canaleta. De um nó unindo as duas pontas ajustando de acordo com tamanho do seu rosto.

Pronto! Sua máscara está pronta para ser usada ou doada ou vendida ou qualquer destino que voce queira dar a ela.

O uso das máscaras está se tornando obrigatório em diversas cidades do país de do mundo, porém ela não substitui o isolamento e a higiene das mãos, alimentos e objetos.

Conhece alguém que poderia se beneficiar desse tutorial? Alguma artesã, costureira ou qualquer pessoa que possa estar precisando de uma fonte de renda no momento? Compartilha com ela! Deixe seu comentário sobre o que achou do tutorial, estou também disponível para responder dúvidas.

Até a próxima

fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo